- PASSOS COELHO
- EXAMES 4º ANO
"Há emigrantes portugueses a dormir nas estações de comboios da Suíça"
Pedidos de ajuda que chegam à Igreja cresceram significativamente. Governo reconhece que "sozinho" não consegue dar repostas às situações de carência que vão surgindo nas comunidades portuguesas no estrangeiro.
24-01-2012 19:49 por Domingos Pinto
| 33 | |||
| Comentar |
O número de pedidos de ajuda à Igreja de emigrantes portugueses na Suíça aumentou 80% nos últimos dois anos, alerta o padre Aloísio Araújo, coordenador nacional da Pastoral das Missões Católicas naquele país.
“Todos os dias, temos gente a bater à porta das missões e já há compatriotas nossos a dormir nas grandes estações de comboios, nos abrigos comunais”, relata o padre Aloísio Araújo.
A Suíça é o destino da Europa para onde os portugueses mais emigram. Só no ano passado, 11 mil portugueses partiram para aquele país, onde a comunidade lusa ronda as 200 mil pessoas.
As leis da imigração na Suíça são bastante rígidas e o mercado de trabalho está saturado. Quando todas as portas se fecham, "as da Igreja continuam abertas para fazer o possível", diz o padre Aloísio Araújo, coordenador nacional da Pastoral das Missões Católicas na Suíça.
Os pedidos de ajuda visam as necessidades mais básicas, mas também para arranjar trabalho, como é o caso de Patrícia Moreira, uma enfermeira que tem os pais na Suíça.
O Governo reconhece que "sozinho" não consegue dar repostas às situações de carência que vão surgindo nas comunidades portuguesas no estrangeiro.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, afirma que quem emigrar deve fazê-lo “sempre com contratos de trabalho que lhes dêem algumas garantias”. Apela ainda para que “não se deixem iludir com promessas fáceis”.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, afirma que quem emigrar deve fazê-lo “sempre com contratos de trabalho que lhes dêem algumas garantias”. Apela ainda para que “não se deixem iludir com promessas fáceis”.
- RELIGIÃO
- D. ANTÓNIO MARTO
- RELIGIÃO
- BRASIL
- PAPA FRANCISCO
- RELIGIÃO
Comentários (152)
- » Flic Flac Flocos, sd, 01-03-2012 22:55So WHAT_?!?! Em Portugal há, existem e haverão mais portugas a passar pelo mesmo"!!!!! Eu quero voltar para a ilha!
- » manuela cruz, peniche, 29-02-2012 0:48Este Governo e os outros governos anteriores não consegue resolver este e muitos outros problemas dos portugueses, porque os governantes desta espécie de demo-cracia resolvem é os seus próprios problemas, sendo que o que interessa aos gatos-governantes é caçar e alimentar-se dos ratos-povo. O povo ainda não percebeu que só muda a cor dos gatos, o objecto da caça é o mesmo ! Como rato, estou farta de ser governada pelos gatos pretos e brancos alternadamente.
- » tuga, Chur, Graubünden, 27-02-2012 13:10Não é novo... Sempre existiu e sempre há-de existir. Como existe mendigos em Portugal, Lá por que existe uma minoria de emigrantes portugueses a dormir aqui nas estações, também há Portugueses a viver aqui com excelentes condições. As Suiça possuiu mais de 200.000 emigrantes portugueses! Estes 11 mil foram aqueles que de certeza vieram clandestinos, sem contracto de trabalho ou fizeram uma vida excessiva, porque quem ganha muito dinheiro, habitua-se a gastar mais dinheiro. Estou aqui na Suiça á 6 anos, e sempre vi o português quase sempre nos bares. Há que saber gerir o nosso bolso, para não chegar a estes pontos.
- » José, Setúbal, 26-02-2012 12:36A maioria dos portugueses são medíocres porque são ignorantes, egoístas, abstencionistas alem dos exploradores e parasitas. Contribuíram para colocar no poder gente sem capacidade, sem mérito, mentirosos que, aproveitando-se de uma conjuntura internacional adversa provocada pelo capitalismo selvagem, ocuparam o poder, baseando-se na mentira, no medo dos impreparados para perceber o que estava em causa, tão só, a avidez do poder para satisfazer a gula dos parasitas. Agora, depois dos ataques feitos aos portugueses retirando-lhes direitos básicos, roubando-lhes recursos, destruindo postos de trabalho, vendendo ao desbarato empresas onde o Estado tinha posições no capital, vêm chorar lágrimas de crocodilho, perante a vergonha dos nossos compratriotas que, sem futuro na sua Pátria, se lançam desesperadamente na busca do pão. Foram, são eles. os atuais desgovernantes, sozinhos que provocaram e provocam todo o desastre que está, perante os nossos olhos mas, covardemente vêm dizer que sós, não podem resolver o problema que eles próprios provocaram. Somos 98%!!!!!!! É tempo de nos consciencializarmos para varrer o lixo que suga gerações e pouco a pouco, construirmos uma sociedade mais justa, mais humana, mais séria onde a pessoa seja respeitada e o equilibrio dos direitos e deveres uma forma de estar permanente, a razão de um mundo melhor.
- » Indignado, Lisboa, 25-02-2012 11:16É mais uma conquista de Abril, de uma democradura . Governo nas mãos de desertores, proscritos e de lacaios de moscovo, pequim, havana, luanda etc... outra coisa não poderiam fazer. Entretanto, foram enriquecendo à nossa conta... até com fundações para o tráfico de influências.
- PUB
- » MANUEL , Vialonga, 25-02-2012 11:05E em Portugal não passam fome?
- » da Silva, Suissa, 25-02-2012 10:52Nao sei porque razao censuram as opinioes e os comentarios. Afinal de contas o jornalismo em portugal nao mudou nada em 37 anos. Bem hajam continuem a censurar as verdades e as opinioes que sao postadas.
- » sandra, suica, 25-02-2012 9:38para a cristina do brasil ..... eu trabalho aqui para duas brasileiras e o que vejo elas so querem viagens e faser compras trabalhar e que nao como a maior parte dos brasileiros sao inuteis um cancro da sociedade . voces precisam de pessoas para trabalhar porque nao sabem faser nada ...portanto nao venha dar opinioes sobre portugal
- » Joaquim, suiça, 25-02-2012 2:29Podiam emigrar para o vaticano uma vez que a igreja está sempre aberta.
- » luis , leiria, 25-02-2012 0:04Ao amigo calipolense: continua com essa ideia de defender e lutar por portugal que vais muito bem, mas não te esqueças que um dia nem o casaco de madeira te irão pagar. Se não deixares dinheiro para ele deixa ao menos a espada. Sem comentários, ACORDA.
- PUB
Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.
Ninguém aceita mais um corte de 4 mil milhões, diz Carlos Moreno
Sem comentários:
Enviar um comentário